quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Reflexão Final do módulo 12 - Curso Técnico em Secretaria Escolar



REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO 12
Iniciamos o módulo 12 no dia 06 de julho de 2013, com uma oração. Em seguida a tutora colocou na mão de cada cursista um grão de semente de pipoca e pediu que fizéssemos um relato sobre o que representava este grão em nossa vida. Pintamos o desenho de uma casa. Foi realizada uma dinâmica em grupo, divido em três cursista sobre diversas situações que um líder encontra no quotidiano da escola e também apresentou uma série de qualidade o líder democrático deve ter. Assistimos um vídeo sobre trabalho em equipe.
Ao estudarmos o módulo, vimos na unidade 1 sobre a Educação e as Constituições o maior contrato de um país é sua Constituição, primeira Constituição foi outorgada em 1824 em 1827 a comissão de instrução pública aprovou projeto de Lei que de certa forma complementava o texto constitucional criando escolas de primeiras letras em todas as cidades vilas e lugares, abolia os castigos físicos nas escolas.
Em 1932 lançaram o então Manifesto dos Pioneiros.
A carta de 1946 influenciada pelo clima libertário e democrático pós-segunda guerra mundial trouxe avanços em relação à carta de 1937 a 1967.
A Constituição de 1988 pode ser considerada o marco final do processo de abertura e democratização política da sociedade brasileira. Tratava-se de um dos conjuntos legais mais modernos do mundo. Falamos também sobre o FNDE o FUNDEF.
            Na unidade 2 falamos da gestão da educacional na legislação como a escola tem sido gerida, a participação da população tem uma interferência mínima nas decisões na maioria das escolas públicas, pois esta é ainda vista como uma propriedade do governo e dos profissionais de educação. Longo período de tramitação da LDB levou a mudanças na conjuntura política que favoreceram os setores conservadores.
           Já na unidade 3 falamos do Plano Nacional de Educação o que é um plano nacional de educação ele tem como objetivo a organização racional consequente e eficaz do universo de ações educativas que devem ser executadas num determinado país.
           Seguindo na unidade 4 vimos o Regimento Escolar que deve esclarecer como se dá a escrituração de documentos. O Regimento Escolar é um dos elementos institucionais da gestão democrática, pois este documento estabelece parâmetros como surge o Regimento escolar democrático.
           No final os grupos apresentaram o trabalho realizado sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, expondo em slides os dispositivos que regem esta lei para o cumprimento da PPS.

Luciano Morisco Rapchan
Curso Técnico em Secretaria Escolar

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