REFLEXÃO FINAL DO
MÓDULO 12
Iniciamos o módulo 12 no
dia 06 de julho de 2013, com uma oração. Em seguida a tutora colocou na mão de
cada cursista um grão de semente de pipoca e pediu que fizéssemos um relato
sobre o que representava este grão em nossa vida. Pintamos o desenho de uma
casa. Foi realizada uma dinâmica em grupo, divido em três cursista sobre
diversas situações que um líder encontra no quotidiano da escola e também
apresentou uma série de qualidade o líder democrático deve ter. Assistimos um
vídeo sobre trabalho em equipe.
Ao estudarmos o módulo,
vimos na unidade 1 sobre a Educação e as Constituições o maior contrato de um
país é sua Constituição, primeira Constituição foi outorgada em 1824 em 1827 a comissão de instrução
pública aprovou projeto de Lei que de certa forma complementava o texto
constitucional criando escolas de primeiras letras em todas as cidades vilas e
lugares, abolia os castigos físicos nas escolas.
Em 1932 lançaram o então
Manifesto dos Pioneiros.
A carta de 1946
influenciada pelo clima libertário e democrático pós-segunda guerra mundial
trouxe avanços em relação à carta de 1937 a 1967.
A Constituição de 1988 pode
ser considerada o marco final do processo de abertura e democratização política
da sociedade brasileira. Tratava-se de um dos conjuntos legais mais modernos do
mundo. Falamos também sobre o FNDE o FUNDEF.
Na unidade 2 falamos da gestão da
educacional na legislação como a escola tem sido gerida, a participação da
população tem uma interferência mínima nas decisões na maioria das escolas
públicas, pois esta é ainda vista como uma propriedade do governo e dos
profissionais de educação. Longo período de tramitação da LDB levou a mudanças
na conjuntura política que favoreceram os setores conservadores.
Já na unidade 3 falamos do Plano Nacional de
Educação o que é um plano nacional de educação ele tem como objetivo a
organização racional consequente e eficaz do universo de ações educativas que
devem ser executadas num determinado país.
Seguindo na unidade 4 vimos o
Regimento Escolar que deve esclarecer como se dá a escrituração de documentos.
O Regimento Escolar é um dos elementos institucionais da gestão democrática,
pois este documento estabelece parâmetros como surge o Regimento escolar
democrático.
No final os grupos apresentaram o
trabalho realizado sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, expondo
em slides os dispositivos que regem esta lei para o cumprimento da PPS.
Luciano Morisco Rapchan
Curso Técnico em Secretaria Escolar
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