Reflexão
Final do Módulo 15
A tutora iniciou a aula, como sempre fazemos, agradecendo
a Deus por mais uma semana, pela nossa família, pelo nosso trabalho. Em seguida
passou na lousa nos textos referentes a administração escolar, sendo um de José
Carlos Melchior e também fizemos a dinâmica de desenho de um rosto.
A tutora
dividiu em grupo de 4 em 4 e pediu que
os grupos estudasse a unidade a quem tinha sido sorteado, concedendo tempo para
leitura e estudo para posterior explicação
de sua unidade.
O grupo que fiz
parte falou sobre a primeira unidade, onde abordamos temas importantes para a
formação do técnico em gestão escolar, como: administração e gestão, autonomia
e soberania, patrimônio público e conceito de patrimônio cultural, moral e
ambiental, e também sobre os bens públicos, como se classificam em bens
imóveis, materiais ou bens de consumo, materiais ou bens permanentes e
materiais ou bens de distribuição gratuita.
O grupo dois apresentou sobre aquisições de materiais,
falou sobre processos licitatórios sobre a lei que regulamenta os procedimentos
lei nº 8.666/93 sobre princípio da probidade administrativa, explicaram um
pouco sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
O grupo três
explicou sobre a organização dos espaços na administração de materiais, sobre
almoxarifado e depósito, como uma ótima organização do espaço físico pode enriquecer
a prática pedagógica e até mesmo nas relações pessoais no ambiente escolar, que
o depósito deve ser organizado, e explicaram
ainda sobre o registro de bens, inventário patrimonial, cadastramento e
controle de saída de materiais e equipamentos, tombamentos.
O grupo quatro tratou
sobre a gestão pedagógica dos materiais, expuseram sobre as coleta seletiva do
lixo, do quanto é fundamental a aprendermos a reduzir, reutilizar e reciclar,
reduzir o consumo pensar antes de comprar as embalagens que vão direto para o
lixo, de construir uma cultura do uso racional e do não desperdício,
desenvolvendo na pessoa uma consciência ambiental.
Estudamos o
texto “Escola é” de Paulo Freire e o texto Funções Básicas da Administração de
Material. Assistimos um vídeo da turma da mônica como o tema “Um plano para
salvar o Planeta”.
Finalizando a
aula realizamos três dinâmicas, sendo de ilustrar com desenho de itens sobre
atitudes de reduzir, reutilizar, reciclar e repensar passou um caça-palavras para
encontrarmos os nomes de materiais que podem ser reciclados e texto com frases
escritas ao contrário para escrevermos corretamente, relacionando os produtos
que não podem ser reciclados.
Luciano Morisco Rapchan
Nenhum comentário:
Postar um comentário