quinta-feira, 29 de novembro de 2012

REFLEXÃO DO MÓDULO 5


MÓDULO 5 
REFLEXÃO FINAL
            O módulo 5 tem por tema: Educação, Sociedade e Trabalho; Abordagem Sociológica da educação que tem por objetivo fazer com que tenhamos conhecimento de como a sociedade em que vivemos se formou e se é melhor que ela continue como está ou se ela seja transformada.
            Na primeira unidade estudamos o século XVIII e XIX e como surgiu a sociologia.
            Na segunda unidade veremos as duas tendências teóricas no estudo da sociedade: elementos e características do Funcionalismo que teve como fundador o pensador francês Emile Durkheim, que via com otimismo as mudanças sofridas pelas sociedades européias do século XIX, o mesmo acreditava que os aspectos morais eram os causadores das crises sociais e não os econômicos. Já o materialismo dialético foi defendido por Kal Marx e Friedrich Engels onde eles acreditam que o mundo, as coisas e as pessoas estão sempre mudando e com isso a Sociologia ganhou uma visão crítica.
            Na terceira unidade estudamos a Educação na perspectiva conservadora na visão de Durkheim, a Escola Nova que deveria ser um ambiente de formação de um novo homem, segundo John Dewey e por últimoa Teoria do Capital Humano elaborado por alguns economistas entre eles Theodore Schultz, para eles os países que investirem na  educação da população vão ter maior sucesso econômico.
            Na quarta unidade veremos a Educação numa perspectiva crítica: Educação como reprodutora da estrutura de classes ou como espaço de transformação social tendo como seus maiores contribuidores o filósofo francês Louis Althusser e o pensador marxista Antonio Gransci.
            Na quinta e ultima unidade estudamos a reestruturação capitalista,as reformas do Estado e o mundo do trabalho, tanto em nosso país como no mundo e vimos também o nosso papel de funcionário da escola nesse processo.
            As professoras desenvolveram a dinâmica da laranja que foi realizada da seguinte forma: foram feitas duas fileiras de cadeiras, uma do lado da outra e em seguida os alunos sentaram – se e tinham que esticar as pernas e colocar a laranja sobre os pés e passa – la para a outra pessoa sem deixar cair, se isso acontecesse tinha que começar tudo de novo e ganharia o time que terminasse primeiro.

Edna Maria Lima dos Santos
Infra

Nenhum comentário:

Postar um comentário