domingo, 14 de julho de 2013

Reflexão Final do Módulo 11 - Secretaria Escolar



Reflexão Final do Módulo 11


            
Na Unidade 1 vimos sobre a educação como direito, a educação é um direito de todo cidadão, se a Constituição Federal e a LDB estabelecem a educação como direito, como podemos compreender e aceitar que ela seja tratada como mercadoria. Estudamos sobre a função social da escola. Qual o sentido da existência da escola? Para sabermos onde queremos chegar precisamos identificar os objetivos da educação e indagar para onde estamos caminhando e encaminhando nossos estudantes. Estudamos como está organizada a educação escolar no Brasil. A LDB em seu artigo 21 determina que a educação brasileira organiza-se em dois níveis: Educação básica e Educação superior.
Na unidade 2 vimos sobre a democratização da educação básica, elemento construtivo da gestão democrática Na unidade 3 vem sobre vinculação constitucional quais os recursos financeiros destinados à educação. Na unidade 4 vimos sobre o Projeto Político Pedagógico ele torna o eixo da gestão democrática da escola como espaço preferencial para a participação de todos na construção da escola transparente, envolvendo etapas que se complementam e que são interligadas e dão sentido a cada uma das partes. A elaboração, o acompanhamento a avaliação a concepção de educação e da escola como o P.P. pode contribuir para a unidade do trabalho escolar.
Durante a aula tivemos a dinâmica do tangram, interpretar uma frase de um escritor e pesquisar em jornais assuntos referentes a Educação Pública.

           Luciano Morisco Rapchan
           Curso em Secretaria Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário