terça-feira, 18 de junho de 2013

Reflexão do módulo 07



REFLEXÃO DO MÓDULO 7

            A aula foi realizada no laboratório anexo da Escola Estadual Senador Filinto Muller, onde tivemos a oportunidade de fazer atividades com o uso do computador, e testar assim um pouco do nosso conhecimento em informática.
            As primeiras descobertas tecnológicas em eletrônicos, de acordo com Castells, aconteceram durante a segunda guerra e no período, com primeiro computador programável e o transitor.
            Em meados dos anos 70, com Bill Gates e Paul Allen os fundadores de Microsoft, atual gigante em software, que transformou seu predomínio em software  em sistemas operacionais no predomínio em software para o mercado de  microcomputadores como um todo.
            A internet no Brasil começou no meio acadêmico em 1988, quando Oscar Sala, Conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), desenvolveu a idéia de estabelecer contato com instituições no Brasil, tendo seu uso comercial liberado no país em 1995.
            O uso do computador facilita a nossa vida, não só como profissionais, mas também com pessoas e cidadãos. Quem não tem conhecimento fundamentais de informática, enfrenta hoje dificuldades tanto para se inserir, progredir ou se manter no mercado de trabalho, como retirar extrato bancário em uma pesquisa pela internet. Portanto, saber lidar com o computador se tornou essencial na nossa vida moderna.
            Neste módulo conhecemos as ferramentas básicas de um computador que poderão auxiliá-lo nas tarefas diárias.
            Segundo Pierre Lévy no livro “cibercultura” , o computador não é mais um centro, e sim um nó, um terminal, um componente da rede universal calculante. Em certo sentido, há apenas um único computador, mas é impossível traçar seus limites, definir seu contorno. E um computador cujo centro está em toda parte e a circunferência em lugar algum, um computador hipertextual, disperso, vivo, fervilhante, inacabado: o ciberespaço em si.


Luciano Morisco Rapchan
Curso Técnico em Secretaria Escolar
Ivinhema – MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário