terça-feira, 10 de setembro de 2013

Curso Técnico em Infraestrutura Escolar - Reflexão Módulo 13



REFLEXÃO DO MÓDULO 13
Neste módulo observei como o mundo em geral se preocupa com a água do planeta, com o desperdício, a poluição dos rios, lagos e lençóis freáticos, que o consumo da água cresceu seis vezes no último século, maior consumo, para aumentar a produção de alimentos, e que um terço da população mundial vive em regiões com escassez de água.
Com a falta de água boa, a organização mundial de saúde, calcula segundo os especialistas que mais de 5 milhões de pessoas morrem por ano, afetada por diarréia  ,malária e esquistossomose, observei que sendo o Brasil dono de 13,7% da água doce do planeta, sofre também com o racionamento, nas grandes cidades, como São Paulo, Manaus e o nordeste tendo um impacto violento na produção, com a seca.
Segundo o ministério da saúde, a diarréia mata 50.000 de crianças por ano, no Brasil, a maioria antes de completar um ano de vida, e 65% das internações são por falta de água de qualidade e serviços adequados de saneamento, apenas 16% dos esgotos sanitários são tratados no país, sendo responsáveis por 65% das internações.
No século XVIII, os arquitetos incorporaram o banheiro como um cômodo nas casas, no século XIX os sistemas de canalização voltam a funcionar, no Brasil a água abundante, o calor e o convívio com os índios, o povo vindo da Europa mudaram seus hábitos, no século XX, a ampliação do acesso a água encanada e ao saneamento básico, as descargas e os sifões, houve um salto na qualidade de vida das sociedades.
Observei como é o sistema de abastecimento de água, pode ser público ou privado, na nossa cidade a responsável pela rede pública é a Sanesul que garante a potabilidade da água, poços artesianos que são privados devem ser executados de acordo com a lei estadual e ser cadastrados na Agência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, sendo assim importante é um estudo antes de furar um poço, pois é vista como “obra de arte subordinada à natureza”.
Observei as alternativas econômicas para reutilizar a água usada e também da chuva, vi como é o sistema direto e indireto, com e sem bombeamento, aprendi tudo sobre tubos, os materiais utilizados para sua confecção, como o de cobre que é resistente a alta temperatura. Que os fabricantes estão sempre investindo em tecnologia para economizar água.
Como o programa brasileiro de qualidade e produtividade determinou que os vasos sanitários gastem 6 litros no máximo, independente do sistema de descarga adotado, as válvulas adotaram essa evolução, os modelos atuais apresentam ciclo fixo,despejam uma mesma quantidade por acionamento,juntas,o vaso e a válvula proporcionam uma redução de 50%.
Os projetos exigem normas técnicas da ABNT para ter condições mínimas de resistência e segurança, tudo com detalhes, na planta baixa apresentando todas as dimensões das áreas internas, devendo ser cumpridas por projetistas e consultores. Entendi que a água e a energia depois do ar é o elemento mais vital para o ser humano, depende de nós melhorarmos a vida no futuro.

Cursista: Maria Alexandrina Silva Pereira                                                    
Curso Técnico em Infraestrutura Escolar



                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário