terça-feira, 10 de setembro de 2013

Curso Técnico em Secretaria Escolar - Reflexão do Módulo 14



Reflexão Final do Módulo 14

Começamos a aula com uma oração, assistimos a um vídeo que falava sobre sonhar com aquilo que quiser que seja realizado, em seguida a tutora nos passou uma folha para fazermos uma dinâmica da mandala com o desenho de um círculo, colocando no centro como coração uma frase como nosso sentimento no momento, emanando luzes, tendo 07(sete) respostas em cada flecha indicada. Passou-nos um texto sobre participação popular e controle social.
 Em seguida assistimos a uma palestra com os soldados Hélio Capecci e Aquino do Corpo de Bombeiros, sobre como socorrer vítimas em situação de obstrução das vias áreas, como proceder nos casos de hemorragias e de queimaduras. Falaram também sobre a função do extintor de incêndio, onde os cursistas puderam tirar dúvidas com os soldados quanto a situações que eventualmente pode ocorrer e que tiverem que fazer algum tipo de procedimento antes da chegada do  resgate.

Estudando o livro a tutora falou sobre a contabilidade que existe desde o tempo da Bíblia, que no passado os povos para contar seus gados davam nó na corda, cada nó representava uma cabeça de gado, naquela época tinha o escambo permuta troca direta, depois surgiu a moeda.
 Na unidade um estudamos sobre contabilidade comercial e pública, contabilidade comercial planejamento público previsto na Constituição Federal de 1988.
Na unidade dois estudamos sobre taxas tributos impostos a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) sobre impostos que trabalhamos seis meses para pagar impostos tem IOF, ICMS, IPVA, IPTU.
Na unidade três, vimos sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, sobre a origem dos recursos e como devem ser aplicados.
Assistimos ainda a um vídeo sobre tributos, impostos, cadeia produtiva e surgimento do Estado e a tutora nos entregou um texto “Carta da Terra” – responsabilidade universal para fazermos a leitura e complementar na atividade proposta.


Luciano Morisco Rapchan
Curso Técnico em Secretaria Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário