quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Reflexão Final do Módulo 16 - Técnico em Secretaria Escolar



Reflexão Final do Módulo 16


                 Iniciamos nossa última aula com a oração do Pai Nosso, em seguida assistimos a um vídeo do filme Gladiador, no qual  podemos ver sobre a importância de sermos determinados e persistentes em nossa vida, de termos coragem para lutar sempre, sem nunca desistir em nossos projetos e  nossos sonhos.
                 A tutora nos passou uma dinâmica sobre os projetos a realizar, onde tínhamos que colocar o que desejaríamos conquistar, os resultados esperados e as características para alcançar essa vitória na vida pessoal, profissional e em comunidade. Passou ainda uma dinâmica para analisarmos como está a minha auto-estima., com perguntas onde respondemos se concordo plenamente, parcialmente ou que  não concordasse.
                Assistimos a palestra com a Psicopedagoga Educacional, Aparecida Pires Ghirotto, onde abordou  temas como a auto-estima e a motivação, sendo que podemos ver como é fundamental em nossa vida, nos valorizar, nos amar, realizar o trabalho com dedicação, não importando se não temos um bom salário, mas principalmente de poder viver a vida de uma forma mais alegre e ser uma pessoa positiva em suas ações.
                A palestrante realizou uma dinâmica, chamando uma pessoa de cada vez com o objetivo de falar sobre a pessoa cujo nome estava dentro do chapéu, mas que, no entanto o que tinha dentro era um espelho, onde tinha que falar sobre si mesmo sem que os outros percebessem de quem estava sendo citado.A principal razão desta dinâmica, seria que a pessoa chamada falasse sobre suas virtudes, pois é difícil de falar bem de nós mesmos, pois esquecemos as vezes de nos elogiar para apontar nossos defeitos.
                  No estudo do módulo podemos estudar sobre na unidade um sobre o que é Estatística, as etapas: coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados.
                 Na unidade dois vimos sobre medidas  e grandezas, regra de três simples, porcentagem onde fizemos exercícios.
                   Na unidade três estudamos sobre dados por meio de tabelas e gráficos, conceito de estatística indutiva e estatística dedutiva.
                    Na unidade quatro realizamos  exercícios de como organizar os dados apresentados  e de como fazer a distribuição de frequencia, sendo que construímos uma tabela a partir da data de nascimento.
                    Na unidade cinco, estudamos a distinção de mensuração e medida, os níveis de medidas, fizemos uma tabela para encontrar o  número de homens e mulheres existentes na sala do curso em secretaria escolar , realizamos exercícios para achar a média do valor e da idade.
                    Para finalizar a tutora passou a dinâmica Batalha Naval, e após o café da tarde, realizamos a revelação do amigo secreto.

 Luciano Morisco Rapchan

Reflexão Final do Módulo 15 - Técnico em Secretaria Escolar



Reflexão Final do Módulo 15

 A tutora iniciou a aula, como sempre fazemos, agradecendo a Deus por mais uma semana, pela nossa família, pelo nosso trabalho. Em seguida passou na lousa nos textos referentes a administração escolar, sendo um de José Carlos Melchior e também fizemos a dinâmica de desenho de um rosto.
A tutora dividiu em grupo de 4 em 4  e pediu que os grupos estudasse a unidade a quem tinha sido sorteado, concedendo tempo para leitura e estudo  para posterior explicação de sua unidade.
O grupo que fiz parte falou sobre a primeira unidade, onde abordamos temas importantes para a formação do técnico em gestão escolar, como: administração e gestão, autonomia e soberania, patrimônio público e conceito de patrimônio cultural, moral e ambiental, e também sobre os bens públicos, como se classificam em bens imóveis, materiais ou bens de consumo, materiais ou bens permanentes e materiais ou bens de distribuição gratuita.
 O grupo dois apresentou sobre aquisições de materiais, falou sobre processos licitatórios sobre a lei que regulamenta os procedimentos lei nº 8.666/93 sobre princípio da probidade administrativa, explicaram um pouco sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
O grupo três explicou sobre a organização dos espaços na administração de materiais, sobre almoxarifado e depósito, como uma ótima organização do espaço físico pode enriquecer a prática pedagógica e até mesmo nas relações pessoais no ambiente escolar, que o depósito deve ser organizado,  e explicaram ainda sobre o registro de bens, inventário patrimonial, cadastramento e controle de saída de materiais e equipamentos, tombamentos.
O grupo quatro tratou sobre a gestão pedagógica dos materiais, expuseram sobre as coleta seletiva do lixo, do quanto é fundamental a aprendermos a reduzir, reutilizar e reciclar, reduzir o consumo pensar antes de comprar as embalagens que vão direto para o lixo, de construir uma cultura do uso racional e do não desperdício, desenvolvendo na pessoa uma consciência ambiental.
Estudamos o texto “Escola é” de Paulo Freire e o texto Funções Básicas da Administração de Material. Assistimos um vídeo da turma da mônica como o tema “Um plano para salvar o Planeta”.
Finalizando a aula realizamos três dinâmicas, sendo de ilustrar com desenho de itens sobre atitudes de reduzir, reutilizar, reciclar e repensar passou um caça-palavras para encontrarmos os nomes de materiais que podem ser reciclados e texto com frases escritas ao contrário para escrevermos corretamente, relacionando os produtos que não podem ser reciclados.

                                      Luciano Morisco Rapchan

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Fotos atividade cívica semana da pátria do grupo da Secretária do profuncionário realizadas na Escola Orliene Marcon e Jose do Patrocínio









































Área de Alimentação - Reflexão do módulo 14

Curso Profuncionario

Cursista: Fátima Aparecida da Silva

Área de Alimentação

Reflexão do módulo 14

Organização e operação de cozinhas escolares

No dia 24/08/2013 foi nosso 14o  encontro começamos com a oração passada pela professora Dulce cujo nome é “não é pedir.” Que quer dizer é um aceito da alma, é uma admição diária das próprias fraquezas. É melhor na oração ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração.
Este dia foi muito movimentado, depois da oração tivemos reunião com toda turma para discutir assunto da formatura, logo depois tivemos palestra com os bombeiros os quais passaram os conhecimentos dos primeiros socorros quando alguém se engasga com liquido ou solido, e quando alguém se corta como é para impedir uma hemorragia.
Fizemos o desenho da mandala e me senti no centro e em volta de mim meus 7 desejos. Fizemos a experiência do doce de mamão, abóbora e da casca da laranja.
 Falando da organização e operação de cozinhas escolares pode observar que organização leva a higiene que é fundamental para uma alimentação saudável, e para nossa saúde em todas as fases da vida e que má alimentação é um élo para ocorrências de doenças, principalmente cardiovasculares, hipertensão arterial e outras.
Para que possamos sobreviver com vitalidade e saúde necessitados de nutrientes de qualidade para fornecer a energia necessária para o organismo funcionar adequadamente, e deixar de lado os alimentos industrializados.
À higiene com os alimentos, na vida pessoal, na residência, trabalho, nas escolas, nas cozinhas, são os alicerces para que possa usufruir de uma boa saúde sempre fazendo a nossa parte evitando hábitos que afeta nossa saúde em especial as das crianças.
O cuidado com os alimentos estará evitando contaminação biológica, física e química.
 No preparo é fundamental a higiene dos alimentos, das pessoas que os manuseiam e do ambiente, pois, o contrario é aporta de entrada para as contaminações

Área de Alimentação - Reflexão do módulo 13



Curso Profuncionario

Cursista: Fátima Aparecida da Silva

Área de Alimentação

Reflexão do módulo 13

Produção e industrialização de alimentos

No dia 3/08/2013, assistimos a um vídeo sobre a mandala e depois pintamos o desenho da mesma a qual é o símbolo da integração e da harmonia.
Depois assistimos a uma palestra com a nutricionista da saúde Dra. Vanessa, a mesma falou sobre como ter uma boa alimentação, como fazer regime, como viver com saúde, falou também do mal que os alimentos industrializados, os condimentos, os refrigerantes nos causam, os lanches, enfim todos os alimentos de facilidade.
Sobre o modulo produção e industrialização de alimentos, podemos ver que os alimentos saudáveis de grande valor esta cada vez mais sendo trocado pelos industrializados e sempre buscando nos supermercados que é mais fácil que os frescos direto do produtor.
A exploração do Brasil na produção agrícola antes era realizada pelos trabalhadores índios e depois pelos escravos sendo assim os senhores latifundiários e dos engenhos eram os grandes beneficiados, enquanto hoje a exploração continua afetando os recursos naturais, meio ambiente, usando a tecnologia as maquinas agrícolas, os herbicidas, agrotóxicos, fungicidas, adubos fertilizantes para gerar cada vez mais para exportação, que é o compromisso do Brasil.
O desenvolvimento do Brasil tem sido o foco do seu crescimento econômico no comercio internacional, devido os acordos de produção para a exportação, sempre beneficiando os grandes proprietários, as empresas, enquanto ainda há muitas famílias passando fome aqui no Brasil.
A riqueza Brasileira é a diversidade de sistema natural, cabe a cada um d nós em preservar, mas os brasileiros tem que fazem a sua parte sempre ir em busca de alimentos de qualidade, valorizando a produção da região e assim evitando conseqüências na saúde publica.