REFLEXÃO DO MÓDULO 11
Meio ambiente,
sociedade e educação.
Através do
estudo deste módulo pude fazer uma reflexão sobre o meio ambiente, os seus
fundamentos científicos, e perceber a interação entre sociedade, meio ambiente
e educação.
Podemos
perceber que as contribuições da biologia, física e química são fundamentais
para melhorar nossa vida, pois através da relação homem e natureza,da exploração do meio
ambiente pelo homem ê que acontecem grandes descobertas, ou seja a curiosidade
natural do homem e transformada em conhecimento.
Sabemos da importância do equilíbrio ecológico para todo
ecossistema capaz de formar forças internas resultando na relação entre o meio
biótico e físico e químico que formam o ecossistema.
Os impactos
ambientais alterando e afetando a segurança e o bem-estar das pessoas, animais
e vegetais, as atividades sociais e econômicas de toda uma região.
Como podemos
através da educação escolar conscientizar a comunidade a controlar o
desperdício de água e energia, com a coleta seletiva de lixo, reduzir nossas
contas, contribuindo com o meio ambiente.
Entendi que
tanto professores e funcionários tem que praticar o exercício da participação,
transmitir aos estudantes e familiares suas responsabilidades em proteger o
meio ambiente.
Através do
estudo deste módulo vi como o homem explora o meio ambiente, observando e
fazendo experiências adquirindo conhecimentos que são usados para melhorar
nossas vidas, assim foi possível saber como e porque as coisas acontecem fazer
e estabelecer relações de causa e efeito perceber que assim se faz ciência,
sendo isto possível quando se adquire um conhecimento cientifico dos fatos.
Aprendi que
as ciências não foram capazes de provar que possa haver no Universo algo além da
matéria e energia, que os minerais vegetais e animais formam a matéria,sendo
eles sólidos líquidos ou gasosos, que meio ambiente é tudo que envolve e
condiciona o homem, constituindo o seu mundo, é um sistema formado por
elementos com o qual o homem interage.
Foi possível
ainda compreender como o clima é guiado pela energia do sol, resultado de
fatores como temperatura, umidade, pressão atmosférica, nuvens e ventos, sendo
usado para dividir o mundo em regiões e que um sistema pode ser definido como
um conjunto de elementos unidos por alguma forma de interação ou interdependência,
a denominação mais usada para os sistemas ambientais e Ecossistema, que é o
conjunto formado por todos os fatores bióticos que são associados à presença de
seres vivos ou suas relações e os abióticos são caracterizados pelas
propriedades físicas e químicas do ambiente considerado.
Aprendi que
dentro de um ecossistema em equilíbrio, o que os seres vivos retiram do
ambiente, eles devolvem e possuem uma constante passagem de matéria e energia
de um nível para outro, iniciando por um produtor e terminando em um
decompositor e ainda que biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da
Terra, e que o homem e todo ser vivo que compõem um ecossistema é chamado pelos
cientistas de biodiversidade.
Podemos ainda
dizer que impacto ambiental pode ser causado por atividades humanas ou por
fenômeno natural, que afetam os animais, vegetais a saúde, e o bem estar das
pessoas e as atividades sociais e econômicas.
Aprendi
também que devemos ser um consumidor consciente, adotar fontes de energia
alternativa, reduzir a produção do lixo, reciclar o máximo possível, diminuir
as emissões de gases e utilizar produtos para o bem-estar coletivo, e que a
escola deve desenvolver práticas que ajudem os alunos, professores e funcionários a construir
uma consciência das questões ambientais, formando cidadãos conscientes de sua
responsabilidade com meio ambiente.
Cursista: Maria
Alexandrina Silva Pereira
Curso técnico de
Infraestrutura Escolar
Nenhum comentário:
Postar um comentário