Reflexão Final do
Módulo 11
Na
Unidade 1 vimos sobre a educação como direito, a educação é um direito de todo
cidadão, se a Constituição Federal e a LDB estabelecem a educação como direito,
como podemos compreender e aceitar que ela seja tratada como mercadoria.
Estudamos sobre a função social da escola. Qual o sentido da existência da
escola? Para sabermos onde queremos chegar precisamos identificar os objetivos
da educação e indagar para onde estamos caminhando e encaminhando nossos
estudantes. Estudamos como está organizada a educação escolar no Brasil. A LDB
em seu artigo 21 determina que a educação brasileira organiza-se em dois
níveis: Educação básica e Educação superior.
Na
unidade 2 vimos sobre a democratização da educação básica, elemento construtivo
da gestão democrática Na unidade 3 vem sobre vinculação constitucional quais os
recursos financeiros destinados à educação. Na unidade 4 vimos sobre o Projeto
Político Pedagógico ele torna o eixo da gestão democrática da escola como
espaço preferencial para a participação de todos na construção da escola
transparente, envolvendo etapas que se complementam e que são interligadas e
dão sentido a cada uma das partes. A elaboração, o acompanhamento a avaliação a
concepção de educação e da escola como o P.P. pode contribuir para a unidade do
trabalho escolar.
Durante
a aula tivemos a dinâmica do tangram, interpretar uma frase de um escritor e
pesquisar em jornais assuntos referentes a Educação Pública.
Luciano Morisco Rapchan
Curso em Secretaria Escolar
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